quinta-feira, 13 de março de 2008

Eu tenho raiva!


Sim, eu tenho você tem, aquele cara da esquina tem e até aquela beata entrando neste instante na igreja tem. Todo mundo tem. Não adianta mentir.
A gente esconde, finge, disfarça, mas na verdade morre de raiva de uma série de coisas, pessoas, fatos.
Eu, por exemplo, tenho - ou estou com, na verdade eu acho que tenho mesmo porque tem sido constante - raiva de pessoas que se julgam superiores.
Sabe aquele tipinho que acorda de manhã já se sentindo a última bolacha do pacote.
Bom, cada um que ache de si próprio o que quiser, acho a auto-estima algo pra lá de saudável e até invejável em alguns casos.
Agora, achar que pode dizer o que quiser ou ser incapaz de enxergar seus próprios erros é um pouquinho demais. Não acham?
“Desconfiomêtro”. Alguém pode me dizer quem foi o gênio que inventou essa palavra?
Mandar é fácil. Todo mundo gosta, gostaria ou almeja fazê-lo – nem que seja em seu próprio cachorro. Mas, até pra isso é preciso um certo, digamos, talento.
Se o “ser” não sabe o que fazer com algo que é seu, não sabe cumprir com seus próprios prazos e horários, que culpa tem o resto do mundo?
Uma babá para maiores urgente, por favor! Poupe-me.
Culpar os outros por erros que são seus é nojento.
Esperar que os outros consertem a sua sujeira é deprimente.
Não agradecer sequer depois, então, é desprezível.
E não sentir raiva é impossível, concordam?
Seguindo minha listinha matinal de ódios, eu também odeio o tipinho “capacho”, aquele do “tapinha” nas costas, sabe. Que vivem e tem atitudes ditadas por pura conveniência.
Gente que ri quando quer te matar.
Que fala sem ter nada a dizer e que diz sim para tudo, qualquer coisa, por puro medo.
Tipo perigoso de gente.
Que fala do chefe pelas costas, mas quando o mesmo passa por perto se derrete em elogios.
Que concorda com as coisas mais absurdas por medo de perder o emprego.
E que é incapaz de manifestar sua própria insatisfação preferindo induzí-la ao outro.

Vergonhoso.
Dá pra não sentir raiva?
E de gente que só sabe falar e não sabe ouvir. Que te interrompe quando você está dando a sua opinião.

Aí, o interlocutor invisível surta, grita e ainda é tachado de louco, sem paciência. Ora!
Acontece que a rotina nos cansa.
As mesmas situações todos os dias, o mesmo desespero, a mesma arrogância, a mesma prepotência.
No início você aprende a disfarçar, mas depois de um tempo até o “Bom Dia” sai travado, como que se lutasse para não ser ouvido.
Não que eu queira ser uma pessoa ruim (se é que isso existe). Todos nós temos nossos dois lados, nossas duas vertentes. Eu sei que estou longe de ser uma pessoa perfeita e que deve ter muita gente por aí que tem seus acessos de raiva contra mim. Normal.
Mas isso aqui é um blogger não é? Eu não fiz pra poder falar de economia, política, da guerra no Afeganistão (nada contra quem usa pra isso, cada um com sua temática). Eu fiz pra falar de mim, de tudo que me incomoda, mesmo que seja momentâneo, ou que me amargure sempre. Isso alivia.
Depois eu descarto, fecho a tela e volto pra minha vida normal.
È que estou me permitindo a isso nos últimos tempos.
A sentir raiva e a falar dela.
É um jeito de esbravejar, de agüentar o dia-a-dia e até mesmo de encarar melhor o mundo.
Quer saber? Eu acho que as pessoas seriam menos arrogantes, maliciosas, prepotentes e impacientes se soubessem expressar seus sentimentos de alguma forma ao invés de, em determinado momento, jogá-los na cara de alguém que pouco tem a ver com isso.
Então, vamos sentir raiva, gente! Mas, vamos também aprender a lidar com ela.
Seja a agüentar, a descartar, a modificar, a esclarecer, a reduzi-la.
Mas a lidar com o que é nosso com a gente.
A assumir nossas responsabilidades e os nossos próprios sentimentos, aprender com eles e balanceá-los.
Você com os seus e eu com os meus.
Porque você também tem, ou pensa que não? rs
Agora, se você não tiver eu lamento. Vou sentir raiva de você também.
Descarte.

3 comentários:

Cristiano - Xyber disse...

tudo verdade, todo mundo sofre do mau da raiva, concordo plenamente que o pior bicho eh aquele que tem o rei na barriga ou como você mesmo disse "ultima bolacha do pacote", agora gente falsa que só quer tirar da reta e botar nos dos outros muito pior, desconfiometronão atina bem, mas a vida é assim uns são companheiros e outros são tudo fdp xD

Ane Raffaele disse...

Olá!
Belo e inteligente blog.
Gostei muito dos textos.
Parabéns.
Bjux.
www.maria_escadinha.weblogger.com.br

Anônimo disse...

Eu sou a favor que raiva nao é um sentimento ruim na minha visao, ajuda a crescer e a mudar coisa em si mesmo na maioria das vezes, ate para controlar a raiva.
Odeio gente que acha que é dono do mundo e no final nao é dono nem de si mesmo